CONTATO

(16) 9818-33488

erico.af@hotmail.com

As leituras astrológicas são feitas pessoalmente ou por vídeo conferência.

Adquira o Mapa Astral à vista (R$ 380,00) pelo PayPal abaixo (mais opções em início).

Os Serviços de Astrologia Psicológica não substituem tratamentos médicos e psicológicos.

  • Facebook Social Icon

© ÉRICO * ASTROLOGIA PSICOLÓGICA

Sobre

Eu me formei em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da UNESP. Lá eu também me interessei por pesquisa científica, a respeito da qualidade perceptual dos sons. Meu interesse foi saber por que eles soam agradáveis ou desagradáveis, consonantes ou dissonantes, quando combinados em certas proporções matemáticas especiais. Pude comparar tratados a respeito disso de muitos teóricos, filósofos e cientistas desde Pitágoras a Helmholtz.

 

Vários desses cientistas encontraram suas razões explicativas para esse fenômeno musical nas relações matemáticas encontradas na Natureza mais imediata e no Cosmos, particularmente nas relações estabelecidas entre os astros do Sistema Solar. Dentre esses cientistas, destacam-se Ptolomeu, Copérnico, Galileu, Kepler e Newton. Infelizmente, a Ciência Moderna comete a injustiça historiográfica de não mencionar na Educação Escolar básica que boa parte das obras escritas por esses autores é em Astrologia, embora obviamente eles tenham sido geniais também em Astronomia, Matemática, Física e outras áreas.


Esse interesse em audição musical me levou para o Mestrado em Psicologia na Área de Neurociências e Comportamento, depois para o Doutorado em Ciências na Área de Psicologia, e depois ainda para o Pós-Doutorado em Psicobiologia, todos pela USP. Boa parte do Pós-Doutorado foi desenvolvida também na Cornell University em Ithaca/NY nos Estados Unidos com a colaboração da renomada pesquisadora em Cognição Musical Carol Krumhansl.
 

Cornell University em Ithaca/NY, EUA

O foco dessa vez foi a percepção de estruturas musicais temporalmente mais amplas, a tonalidade (hierarquia de notas e acordes) e a modulação (mudança de uma tonalidade para outra). Elaborei um modelo computacional e geométrico que simula tal percepção predizendo o quão rápido parece a música de acordo com o aumento da distância de uma tonalidade para outra em uma modulação. Como uma metáfora da vida, ir para um lugar muito distante em pouco tempo parece demorar um tempo bem menor do que aquele que de fato foi. Esse trabalho foi apresentado em um congresso na Harvard University e publicado em periódicos como a revista especializada Music Perception.

Bekki Shining Bearheart (com sua harpa céltica)

Foi em Ithaca também, quando providencialmente conheci a astróloga, xamã e musicista Bekki Shining Bearheart fundadora da Church of Earth Healing, que entendi realmente o caminho que estava percorrendo e que a partir dali eu deveria prosseguir, o da Astrologia. Com a Bekki eu aprendi muito, muito mesmo sobre mim. E vi que a Astrologia é uma ferramenta impressionante, capaz de apontar e explicar atributos, potenciais, lições, caminhos, impactos de relacionamentos, e mais importante, o sentido de tudo o que vinha fazendo, o sentido da minha vida no planeta Terra. Meu encantamento foi tão grande que me motivou a ser iniciado, ou melhor, mergulhado nessa área da Astrologia de base psicológica, ou Astrologia Psicológica, sob a tutoria da própria Bekki.

Eu percebi, então, que eu poderia me apoiar em toda minha experiência científica (e artística) nas Áreas da Psicologia e da Música acumulada por mais de 20 anos para desenvolver recursos que pudessem expandir ainda mais o alcance analítico e interpretativo da Astrologia Psicológica, a fim de ajudar as pessoas a conhecerem elas mesmas, assim como eu fui ajudado a me conhecer. A Música Astral é um desses recursos.

Acredito que o melhor presente que nós podemos dar a nós mesmos nessa vida é o de Conhecer a Si Mesmo. Assim, passamos, inclusive, a contemplar mais a si mesmo e a vida. O tempo de nossa vida pode ficar mais cheio de sentido, prazeroso e belo tal qual uma composição musical excepcional à medida que nós vivemos ou exercemos o máximo que pudermos de tudo aquilo que nós somos: Ser Todo em Tudo. A Astrologia Psicológica pode dar boas pistas a respeito dessa nossa tão íntima Música da Vida.

Érico Artioli Firmino

* Estudou Astrologia Psicológica - e também as Astrologias Tradicional, Psicossomática, Mundial, Harmônica e Life-Time Astrology (de A.T. Mann) - com a astróloga e xamã Bekki Shining Bearheart da Church of Earth Healing em Ithaca/NY, Estados Unidos (site: church-of-earth-healing.org).

* Professor de Astrologia Psicológica na Escola Holística e Esotérica Adriana Leonel (site: escolaholisticaesoterica.com.br).

* Bacharel em Música - Composição e Regência - pelo Instituto de Artes da UNESP/SP.


* Mestre em Psicologia - Neurociências e Comportamento - pelo Instituto de Psicologia da USP/SP.


* Doutor em Ciências - Psicologia - pela FFCLRP da USP/RP.

* Pós-Doutor em Psicobiologia pela FFCLRP da USP/RP.


* Pós-Doutor em Cognição Musical pela Cornell University em Ithaca/NY, Estados Unidos.


* Foi docente de Psicoacústica do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Musicoterapia da UNAERP.


* Foi docente de Psicoacústica da Graduação em Musicoterapia da UNAERP.

* Foi docente de Teoria e Análise Musical da Graduação em Música da UNAERP.

VÍDEO DE

APRESENTAÇÃO

MÚSICA

OCEÂNICA

logo-whatsapp-png-966.png